grupo sambatuc

sambatuc

Sambatuc visa promover a cultura e a música brasileira (principalmente samba e batucada) através de apresentações musicais e teatrais assim como eventos culturais.

História

O grupo Sambatuc completa já quinze anos de existência. Inicialmente oriundo de um agrupamento de uma dezena de músicos apaixonados por cultura brasileira , o grupo cresceu gradualmente e fez a sua estreia em carnavais de rua e festas de bairro.

Em 1997, o grupo Sambatuc constitui-se em associação para melhor poder promover não só a cultura carioca e o samba na França, mas também para desenvolver laços estreitos com artistas brasileiros. No carnaval de 2000, Sambatuc organiza a primeira viagem dos seus membros ao Rio de Janeiro. Desde então, em cada ano, os membros do Sambatuc ensaiam e participam no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro.

sambatuc

2001 foi o ano do primeiro Casa Do Sambatuc, baile organizado pela associação e especialmente dedicado à música do Rio. Desde então sucederam-se mais de dez (10) edições, onde participaram artistas, bailarinos, e cantores da cena brasileira em França.

Reunindo, hoje em dia, mais de 30 músicos, Sambatuc tornou-se um parceiro essencial das noites brasileiras em toda a França, actuando regularmente em manifestações culturais europeias. O seu repertório vai desde o show de bateria até ao samba enredo (mistura de percussão, vocais e cavaquinho), samba funk incluído e, participa em festas privadas bem como em eventos de maior dimensão.

No rasto do som do Rio

A qualidade e a constante actualização do repertório do Sambatuc são garantidas por intercâmbios constantes com a comunidade artística brasileira. Além das viagens do Sambatuc ao Rio, Sambatuc convida regularmente músicos das escolas de samba do Grupo Especial para animar ateliês musicais. Assim, Mestre Jonas (Mestre de bateria da Mocidade) ou Serrinha Raiz (um dos directores da Tijuca, vencedora do Rio 2010) tiveram oportunidade de transmitir os mistérios desse tão peculiar groove do samba.

Sambatuc trabalha, também, com artistas brasileiros residentes em França. A banda apresenta-se frequentemente, com dançarinos da escola Allez-Samba, dirigida pela coreógrafa Alessandra Cabral. Além disso, vários compositores contribuíram para o repertório do grupo, de que destacamos: Tiãozinho da Mocidade em 2002, Fernando do Cavaco e João Borba em 2004. Finalmente, desde 2009, os enredos da banda (enredos do carnaval do Rio) são interpretados pela cantora Cristina Viola, com quem Sambatuc ganhou o concurso de batucada do Cabaret Sauvage em 2010.

Sambatuc fantasias

quem é quem ?

Diretoria Executiva

  • Presidente : Elise Andrieu
  • Diretor Financeiro : Fredéric Le Du
  • Secretária : Rachel Le Plat
  • Managers : Dominique Theile
  • Webmaster : Mizu Loeb

the bateria

  • Mestre de bateria : Graziella Moisson Heidler, Thiago Bohme Leite
  • Diretriz chocalhos : Nelly Chanon
  • Diretor surdos : Sébastien Larminay
  • Diretor caixas : Tristan Mary-Huard, Anthony DAS NEVES

newsletter sambatuc

Registe-se e seja rapidamente informado sobre os próximos concertos de Sambatuc.

cancelar registo

Rede social Sambatuc

  • francês
  • inglês

copyright © 2018 Sambatuc, école de samba, tous droits réservés.

Alive Pixel, création de sites internet Paris.